Menu - Bienal

MESAS DE DEBATES

Maria Mortatti (Coordenadora das Mesas)

É escritora, pesquisadora, historiadora e professora universitária; autora dos livros de poemas “Mulher umedecida” (Scortecci Editora, 2020) e “Breviário amoroso de Sóror Beatriz” (Patuá, 2019), de livros científicos (10 pela Editora Unesp), ensaios, capítulos e artigos sobre história da educação e ensino de língua e literatura. Recebeu o 54º. Prêmio Jabuti - Educação - 2012. É Presidente Emérita da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização.


Equipe de apoio: Cristiane Rezende, Eliaquim Batista e Maria Esther Mendes Perfetti


MESAS DE DEBATES:


MESA 08 - DATA 07 DE DEZEMBRO DE 2020 - SEGUNDA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

A arte de escrever e publicar um livro
Etapas de edição de um livro. Dicas para iniciantes e novos escritores. Tipos de contrato e direito autoral. Como estabelecer vínculos profissionais com editoras independentes e comerciais. As atividades de leitura crítica, preparação e revisão. O papel do Agente Literário e o mercado editorial brasileiro. 

Mediadora: Maria Esther Mendes Perfetti (Bibliotecária e Editora do selo Infantil Pingo de Letra  da Scortecci)
Debatedoras: Alessandra Pires (Agente Literária) e Ana Cristina Mendes Perfetti (Pedagoga e Psicopedagoga; atua com edição, preparação e revisão de originais)


MESA 09 - DATA 08 DE DEZEMBRO DE 2020 - TERÇA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

Poesia hoje e sempre
A poesia é o gênero literário mais antigo e perene na história da literatura oriental e ocidental. Apesar de, por vezes, ser menos divulgado e lido, mantém sua vitalidade na produção literária contemporânea, também na variante lírica, como evidencia a premiação da poetisa norte-americana Louise Glück com o Nobel de Literatura - 2020. Esses aspectos serão abordados do ponto de vista de quem escreve e “intro/traduz” poesia no Brasil, problematizando-se: a diversidade de temas, formas, espaços, finalidades, modos de produção e circulação na atualidade; e a importância das diferentes instâncias de mediação para formação de leitores desse gênero literário como forma de humanização, resistência e esperança.

Mediadora: Maria Mortatti (Escritora, pesquisadora, historiadora e professora universitária)
Debatedores: André Caramuru Aubert (Escritor e tradutor) e Mailson Furtado Viana (Escritor, ator, diretor teatral e dramaturgo)


MESA 10 - DATA 09 DE DEZEMBRO DE 2020 - QUARTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

"Ondas Impressas podcast" apresenta: O livro impresso e a educação à distância
Qual é o papel do livro impresso na Educação à Distância? Como esse recurso de aprendizado vem sendo utilizado hoje? A absorção de conteúdo se eleva quando a informação é acessada em um livro físico? Essas e outras questões nortearão o debate entre um empresário do setor gráfico, cuja empresa produz material didático sob demanda, e a entidade que se dedica a estudar o setor. 

Mediadora: Tânia Galluzzi (Ondas Impressas)
Debatedores: Mauro Martinelli (Diretor da IpressNet), Hamilton Terni Costa (Ondas Impressas) e Margarete Lazzaris Kleis (Associada ABED).


MESA 11 - DATA 10 DE DEZEMBRO DE 2020 - QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

A eficácia do papel na leitura e na aprendizagem
Os debatedores, mediados pelo Prof. Manteigas, apresentarão estudos e pesquisas que mostram por que o que está impresso tem maior retenção em nosso cérebro e é mais facilmente gravado em nossa memória, sendo, portanto, mais eficaz para a aprendizagem e em qualquer processo de leitura.

Mediador: Manoel Manteigas de Oliveira (Diretor Técnico da TwoSides)
Debatedores: Solange Petrosino (Diretora Acadêmica da Moderna) - Graduada em Biologia e Pedagogia. Pós-Graduada pela USP e pelo ISEVEC. Trinta anos de experiência em educação. Diretora do ICLOC - Instituto Cultural Lourenço Castanho e Felipe Poletti (Diretor editorial da Editora do Brasil) - Graduado em Comunicação Social (PUC). Especializado em Literatura (PUC). Atua no mercado editorial de livros didáticos, paradidáticos e literatura  infantil e juvenil desde 2001.


MESA 12 - DATA 11 DE DEZEMBRO DE 2020 - SEXTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

Educação e exclusão na Literatura de Autoria Feminina
Em que medida a educação formal propicia a emancipação pessoal e coletiva, em oposição à exclusão? O que pode a escrita? As autoras Maria Fernanda Elias Maglio e Maria Valéria Rezende serão convidadas, nesta mesa, a refletir sobre essa e outras questões concernentes à Literatura de Autoria Feminina

Mediador: Rogério Duarte (Professor e escritor)
Debatedoras: Maria Valéria Rezende (Escritora) e Maria Fernanda Elias Maglio (Escritora e defensora pública)


ACONTECEU:

MESA 01 - DATA 11 DE NOVEMBRO DE 2020 - QUARTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

O hábito de leitura e o autor de livros para crianças
O gosto pela leitura a partir da narrativa oral e dos contos tradicionais. A importância de ouvir e contar histórias. A riqueza da leitura em voz alta. Relatos de experiências em sala de aula como professora de português e literatura brasileira. Diferenças entre livros de boa qualidade para crianças e livros cheios de moralismo, estereótipos e superficialidades. A importância dos professores e dos mediadores de leitura. Dificuldades e conquistas.

Mediador: Ricardo Ramos Filho (Escritor e professor de literatura)
Debatedoras: Stella Maris Rezende (Escritora, professora e atriz) e Rosana Rios (Escritora, ilustradora, arte-educadora, roteirista e presidente da AEILIJ).

MESA 02 - DATA 12 DE NOVEMBRO DE 2020 - QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353 

A Importância da literatura infantil para inclusão
As debatedoras, conduzidas pela mediadora, abordarão a importância da literatura infantil e da inclusão para o desenvolvimento da criança, enfatizando os livros com temas inclusivos para todas as crianças e livros com ilustrações ligadas à natureza, para estimular o desenho e a pintura em todas as fases da infância de crianças com deficiência ou não.

Mediadora: Flávia Alice Zogbi (Escritora)
Debatedoras: Sandra Sampaio Rodrigues (Artista plástica, escritora, ilustradora) e Celina Bezerra (Escritora de literatura infantil inclusiva)

MESA 03 - DATA 13 DE NOVEMBRO DE 2020 - SEXTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

Políticas públicas para o livro e a leitura no Brasil
No contexto das tensões estado/sociedade e com base no que têm mostrado sucessivas pesquisas sobre a leitura no Brasil realizadas nas últimas décadas, a mesa propõe o debate sobre o papel que desempenham as políticas públicas para uma formação leitora de amplo espectro e largo alcance. Busca-se discutir a crise e os impasses a que se chega frente à omissão de governos na criação de programas e ações nessa área, ao delegar a responsabilidade da formação leitora apenas à sociedade – por mais resiliente que seja. Pretende-se, ainda, trazer à pauta uma reflexão sobre algumas variáveis vinculadas à cadeia produtiva do livro. 

Mediador: João Luís Ceccantini (Professor de literatura e pesquisador)  
Debatedores: José Castilho Marques Neto (Consultor na empresa JCastilho Gestão&Projetos - Livro-Leitura-Biblioteca) e Mariana Bueno (Consultora da Nielsen Book)

MESA 04 - DATA 16 DE NOVEMBRO DE 2020 - SEGUNDA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

Diversidade na literatura
O tema será enfocado considerando a diversidade para os mais variados campos do entendimento, como autoria étnico-racial, de gênero, multicultural, e também em relação aos processos de distribuição do conteúdo. O objetivo é comentar e valorizar a contribuição dos “players” dos diversos segmentos compromissados com a diversidade, abrindo possibilidades para uma literatura inclusiva.

Mediador: José Carlos Sibila (Escritor, dramaturgo e cineasta)
Debatedores: Alcidéa Miguel (Professora, compositora, saxofonista, cantora, atriz, modelo e escritora), Rubervam Du Nascimento (Escritor) e Ana Cardilho (Jornalista e escritora).

MESA 05 - DATA 17 DE NOVEMBRO DE 2020 - TERÇA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

Literatura periférica
Embora a definição seja controversa, ela marca um novo lugar de produção na literatura feita no Brasil. Desde o final dos anos 1980 vimos assistindo, nos grandes centros urbanos do país, mas em especial em São Paulo, o desenvolvimento e o crescimento de uma literatura produzida pelas classes contra-hegemônicas. Partindo da expressão oral-musical, essa literatura surge como palavra cantada para tornar-se escrita, impressa e declamada, como palavra e poesia. A mesa discutirá esse livre trânsito entre oralidade e escrita, a função dessa literatura no ambiente escolar, a ocupação do espaço público pela palavra, a demora na presença de vozes femininas nesse universo, os obstáculos da publicação independente de livros e o processo de escrita.

Mediadora: Thais Mitiko Taussig Toshimitsu (Professora e pesquisadora)
Debatedores: Mariana Félix (Escritora, slammer e apresentadora) e Emerson Alcalde (Poeta, slammer, produtor)

MESA 06 - DATA 18 DE NOVEMBRO DE 2020 - QUARTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

Políticas públicas para a educação no Brasil
Diante dos desafios da metamorfose da escola e do contexto da pandemia, é preciso encontrar soluções não só efetivas como também criativas para estreitar laços e romper barreiras, tendo sempre como principal objetivo garantir a educação como um bem de todos e possibilitar que seja parte de cada um de nós, construída coletivamente dia a dia.  A mesa terá como enfoque a temática “Políticas públicas: desafios e dilemas num contexto pandêmico”, com o propósito de promover  reflexão sobre novas formas de trabalho que conduzam a uma aprendizagem significativa diante das necessidades educacionais do século 21.

Mediadora: Fernanda Colli (Pedagoga, psicopedagoga, arte-educadora, escritora)  
Debatedores: Gabriel Corrêa (Gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação) e Maria Tereza Paschoal de Moraes (Professora e Secretária Municipal de Educação de Londrina/PR).

MESA 07 - DATA 19 DE NOVEMBRO DE 2020 - QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - Acesso pela plataforma ZOOM - ID: 725 467 5353

Comunicação no negócio do livro
A importância da comunicação literária para o negócio do livro, em especial para o mercado editorial e gráfico: essas são as principais questões norteadoras do debate entre jornalistas de destacadas mídias especializadas na comunicação literária, com impactos decisivos em toda a cadeia produtiva do livro no Brasil.

Mediador: Leonardo Neto (Jornalista e editor do PublishNews)
Debatedores: Ralph Peter Brammann (Jornalista, agente literário, criador e apresentador do programa Livros em Revistas), Paulo Addair (Editor e apresentador do Paponet) e Tânia Galluzzi (Jornalista e apresentadora do Ondas Impressas).